sexta-feira, 30 de novembro de 2012

S.O.S CAGARRO




 O grupo de exploradores do 1089 Maia participou neste mês de novembro,  na campanha S.O.S. Cagarro, na Maia.
O grupo acompanhou a equipa do Parque Natural de S. Miguel e recebeu uma série de informações sobre a campanha, os procedimentos a ter, e ainda as fichas e caixas de salvamento.
Apesar de estarem todos ansiosos e preparados para ajudar, não foi possível recolher no terreno nenhum cagarro juvenil, e como é lógico, também não foi possível proceder à sua posterior libertação na manhã seguinte, como é hábito fazer.
O importante foi a sensibilização para os cuidados mais adequados a ter em situações de encadeamento e atropelamento de cagarros jovens e o muito que se aprendeu.

Saiba mais:


Em Outubro ou Novembro os jovens cagarros iniciam a sua migração para a zona tropical; 
 
Os cagarros jovens no seu primeiro voo, guiam-se pelas estrelas;

Como há muita iluminação junto à costa, confundem as luzes das casas e ruas e caem durante a noite, ficando desorientados; 

É necessário apanhá-los, e libertá-los durante o dia, junto ao mar;

Têm uma vida longa, podendo atingir os quarenta anos de idade;

Os seus cantos noturnos são estranhos, alguns parecidos com o choro humano, ou com gatos a miar;

É uma ave fiel, cada casal mantém-se unido, geralmente, para toda a vida.
A fêmea só põe um ovo;

O primeiro voo dá-se entre finais de Outubro e o início de Novembro;

Só voltam ao fim de cinco anos, já adultos para fazerem ninho e se reproduzirem;

Juntam-se nas falésias costeiras e ilhéus, que chegam a reunir centenas de aves.






segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FORMAÇÃO DE DIRIGENTES


No início de novembro a Junta de Núcleo de São Miguel iniciou os primeiros encontros de formação, deste ano escutista, destinados aos dirigentes do CNE, para um maior aprofundamento da nova metodologia educativa. 
Como não podia deixar de ser e apesar do nosso reduzido número de chefias, o 1089 fez-se representar.

No nosso agrupamento a implementação do Projecto Educativo tem sido feita de maneira gradual e cautelosa, por isso as iniciativas de formação são sempre bem vindas e são um forte contributo para que os dirigentes se fortaleçam anímica e pedagogicamente.
No decorrer de dois fins de semana, os chefes das I e II secções puderam aprender mais um pouco e encontrar as melhores formas de pôr em prática essas metodologias.

Aguardamos ansiosamente as formações de dezembro, para que também os dirigentes das III e IV secções possam beneficiar de iguais oportunidades.
 
O Nosso Bem Haja ao Núcleo de S. Miguel 
e às suas Equipas de Formação!


EM BUSCA DA VARA (Lagoa das Furnas)



No fim de semana de 17 de Novembro de 2012, o grupo de caminheiros do agrupamento 1089 Maia, dirigiu-se à Lagoa das furnas, a fim de encontrar as varas para cada caminheiro. :)Porquê uma vara bifurcada? Pois bem, tal símbolo é pessoal, de preferência intransmissível e tem uma importância extrema para cada caminheiro, que deve sempre fazer-se acompanhar pela sua vara nas ocasiões mais marcantes (em termos escutistas) e ver nela a representação de um ideal de vida, uma referência para o seu projeto de se tornar “Homem Novo”.





sexta-feira, 9 de novembro de 2012

CAMINHADA INTERGERACIONAL COM OS IDOSOS DO CENTRO DE CONVÍVIO DA CASA DO POVO DA MAIA

Dia 7 de Novembro foi a vez dos escuteiros do 1089 MAIA acompanharem os idosos, do Centro de Convívio da Casa do Povo, na caminhada mensal intergeracional que decorre no âmbito do Projeto M.A.I.A- Movimento Amigo dos Idosos Ativos. 

Este é um projeto que tem como objetivo levar as pessoas com mais de 65 anos à prática de exercício físico.

Gostamos muito de caminhar com as avozinhas e vamos repetir  no próximo mês de janeiro. Aqui ficam as fotos que tiramos pelo caminho.